O Procon-SP divulgou nota nesta quarta (15) alertando comerciantes e fornecedores que o Código de Defesa do Consumidor proíbe a cobrança de taxa extras em pagamentos com Pix —ou com qualquer outro meio de pagamento.Red Tiger Gaming Betnacional
![fortune tiger](/images/0075.jpg)
O código permite apenas que sejam dados descontos.
Saque rápido igual raio no pix - Registre-se agora na ZA9BETUma Seleção Especial de Jogos Online dos Melhores Desenvolvedores do Mundo. Encontre os Melhores Jogos Online Gratuitos em ZA9BET. Comece a Jogar Agora! Jogos Novos Toda Semana. Jogo Rápido. Descubra Jogos Parecidos.![A imagem mostra uma mão segurando um smartphone com um logotipo azul em uma tela preta, posicionado sobre um terminal de pagamento. Ao fundo, é possível ver uma pessoa em pé, aparentemente atendendo no balcão.](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/15/17369603996787e98f74073_1736960399_3x2_md.jpg)
De acordo com o Procon, "têm circulado pelas redes sociais relatos e imagens de fornecedores de produtos e serviços passando a cobrar taxas de seus clientes para pagamentos com Pix". A iniciativa estaria sendo impulsionada por notícias falsas de que essa modalidade de pagamento passaria a cobrar taxas por sua utilização.
"Nada mudou nem deve mudar para o consumidor. E mesmo que mudasse, os fornecedores não poderiam cobrar qualquer taxa extra para receber pagamentos e por qualquer modalidade –Pix, cartão de crédito, de débito ou boleto", diz Patrícia Dias, assessora técnica do Procon-SP.
O órgão afirma que consumidores que se depararem com a cobrança de taxas extras para quaisquer pagamentos devem recusar ou, se precisarem efetuar a compra, registrar de alguma forma a cobrança extra e fazer uma reclamação ou denúncia no site do Procon-SP.
Nesta quarta, o ministro da FazendaRed Tiger Gaming Betnacional, Fernando Haddad, negou uma diminuição do uso do Pix em janeiro depois que notícias falsas sobre uma taxação do mecanismos começaram a circular.